Arcanos

Arcanos

0.00

Felipe Zenicola

released August 10, 2015

Arcanos é um procedimento. Um método que nasce filho das necessidades urgentes de exposição da expressão criativa e do desapego da obsessão por vezes paralisadora pela busca por um ponto final durante a criação musical. Nesse sentido, Arcanos é mais o processo que o seu produto sonoro.
O projeto se materializou pela interação sistemática entre gravações de improvisações e um oráculo, no caso o Tarô. O método consistiu na produção diária de materiais sonoros, onde todo o fluxo de produção - do primeiro impulso criativo ao lançamento (publicação virtual) de cada material era resolvido no mesmo lapso criativo. A cada dia um arcano maior do Tarô de Marselha era sorteado para reger a produção daquele dia. O processo todo durava em media de 2 à 4 horas, dependendo do resultado obtido. Antes de cada produção o arcano respectivo era analisado, tanto por sua representação arquetípica já conhecida quanto por uma experimentação puramente subjetiva. Sob o efeito dessa exposição era gravada uma improvisação/composição.
As gravações foram feitas com o baixo elétrico, utilizando pontualmente efeitos e sobreposição de camadas. Ao todo foram produzidas e publicadas 22 faixas, uma a cada dia, referentes a cada um dos 22 arcanos maiores, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro de 2015. Agora reunidas na ordem cronológica e masterizadas, as faixas estão sendo relançadas como álbum.
Enquanto álbum, mais que mera representação sonora das cartas do tarô, Arcanos explicita minha tentativa em expor, com a menor quantidade de maquiagens e máscaras possível, formas-pensamento, emoções e movimentos internos pouco ou nunca acessíveis verbalmente ou mesmo conscientemente. Subordinar a conclusão dessa obra diretamente à um método, ao invés de à um resultado conceitual ou estético desejado foi um processo árduo, doloroso, cansativo e que trouxe muito incômodo ao senso critico e ao ego que tanto se ocupa da forma como somos percebidos pelo outro, e foi justamente essa condição que proporcionou um processo terapêutico de flexibilização desses processos mentais.


Credits:
Felipe Zenicola: electric bass (Danelectro Longhorn Bass, Fender Precision Bass e M. Zaganin); Production.
Cover art: Lucas Pires
Fisical version: Aline Besouro / Bendita Gambiarra

Add To Cart